Grande Colisor de Hádrons
(Large Hadron Collider)
Construído entre a fronteira da França com a Suiça, possui 27 km de perímetro, esta a 100 metros de profundidade e a um custo de 3 mil euros, é conhecida como a maior máquina do mundo. Ao contrário de outros aceleradores, o L.H.C fará a colisão entre prótons, e não entre elétrons e prótons, ou prótons e antiprótons.
Os prótons serão acelerados dentro de dutos com 8,6km de diametros a uma velocidade próxima a da luz. Colidirão em quatro pontos do grande anel,com isso pretendem destruir os prótons e consequentemente explicarem a origem do universo.
Apesar de envolver 2.000 cientistas de 35 países e 2 laboratórios autónomos, o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), a comunidade cientifica esta dividida. Alguns cientistas acreditam que com o funcionamento do L.H.C. poderá ocorrer catástrofes de dimensões jamais vistas como a abertura de buracos negros e estes por sua vez, engolir a terra. O temor que isto ocorra é tanto, que no Havaí corre um processo tentando impedir o funcionamento do L.H.C. até que se tenha certeza dos resultados das experiências.
Apesar dos temores existentes, no dia 10 de setembro de 2008 ele começou a funcionar e foi realizado seu primeiro teste.
Grande Colisor de Hádrons
(Large Hadron Collider)
Mesmo com o temor de alguns cientistas em que ocorra o aparecimento de um buraco negro, e o mesmo engula a terra, a maior máquina do mundo com seus 27 KM de perímetro e altura equivalente a prédios de cinco andares, entra em funcionamento. Os cientistas envolvidos no projeto esperam descobrir a origem do universo através da colisão de prótons.
Grande Colisor de Hádrons
(Large Hadron Collider)
A maior máquina do mundo, o Grande Colisor de Hádrons entra em funcionamento na fronteira entre a França e a Suiça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário