domingo, 19 de outubro de 2008

Textos destinados à diversas mídias.

INTERNOS DA FUNDAÇÃO CASA
ASSISTEM AO FILME BOLEIROS 2.



Através da parceria Cineclube Cauim e Distribuidoras de Bebidas Ipiranga, os internos da Fundação Casa (antiga FEBEM), podem assistir exibições de filmes dentro da própria instituição.

Nas últimas três semanas que marcam o início do projeto, já foram exibidos os filmes “O Rei da Rua” e na última sexta feira dia 03 de outubro, o filme “Boleiros 2”.

O Presidente Regional da Fundação Casa, Roberto Damásio, aprova a iniciativa, pois os filmes refletem o cotidiano que muitos internos vivem fora da instituição.



SESSÃO DE CINEMA NA FUNDAÇÃO CASA


Fundação casa de Ribeirão Preto (antiga FEBEM) tem sessão de cinema para os internos.

Através do Cineclube Cauim e da distribuidora de bebidas Ipiranga, os internos da fundação CASA tiveram a oportunidade de assistir ao filme boleiros 2. Ainda no mesmo evento, três participantes do filme, os ex-jogadores Sócrates, Pitter e Ferreirinha, assistem com os internos à sessão apresentada.

Durante cinco anos os internos com bom comportamento tinham o direito de ir ao cinema para assistir filmes, mas isto mudou. Nas últimas três semanas os filmes são apresentados na própria instituição.

Além do filme “Boleiros 2”, o longa metragem “O Rei da Rua” também já foi exibido.

Para Roberto Damásio, Presidente da Fundação Casa, o projeto é muito importante tendo como objetivo a reabilitação dos jovens, tendo em vista para o futuro, instituir aulas de produção, pois cinema é liberdade.

O projeto já reflete sua importância quando relatada as palavras do interno N, de dezenove anos. “É muito bom para a gente se distrair, ainda mais ver um filme interessante, que fala de violência, futebol, juventude. Tudo isso faz a gente sair daqui por algumas horas”.



REABILITAÇÃO


A Fundação CASA (antiga FEBEM) de Ribeirão Preto utiliza sessões de cinema para reabilitar menores infratores.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Prova de Redalção e Hipertexto

1) Metadados são dados utilizados para tornar mais fácil a procura de arquivos ou dados diversos, pode ser utilizado de nodo que apenas o computador os interprete, ou que nos podemos interpretar também, como nos casos de livros, por exemplo, onde para se encontrar determinada obra, temos a nossa disposição o nome do autor, ano de publicação, titulo, editora e demais dados pertinentes a obra.

2) Apesar da diferença aparente entre um mapa conceitual e uma planilha estrutural, os dois esquemas têm praticamente a mesma função, descrever uma estrutura. No mapa conceitual apresentamos de forma que qualquer pessoa possa entender como será feito o trabalho, pois se apresenta de forma simples. Já na planilha se apresenta de forma escrita o conteúdo que será utilizado na e o que conterá cada sessão, e mais complicada para se apresentar a um leigo, porem dispõem de mais informações.

3) Neste bimestre como nos outros realizei todos os trabalhos propostos pelo professor, pois sei que esses trabalhos são importantes para aprender organizar melhor futuros trabalhos, e o mais importante na minha opinião, saber escrever para as diferentes mídia existentes atualmente.

domingo, 28 de setembro de 2008

Textos para diversas midias

Grande Colisor de Hádrons
(Large Hadron Collider)

Construído entre a fronteira da França com a Suiça, possui 27 km de perímetro, esta a 100 metros de profundidade e a um custo de 3 mil euros, é conhecida como a maior máquina do mundo. Ao contrário de outros aceleradores, o L.H.C fará a colisão entre prótons, e não entre elétrons e prótons, ou prótons e antiprótons.

Os prótons serão acelerados dentro de dutos com 8,6km de diametros a uma velocidade próxima a da luz. Colidirão em quatro pontos do grande anel,com isso pretendem destruir os prótons e consequentemente explicarem a origem do universo.

Apesar de envolver 2.000 cientistas de 35 países e 2 laboratórios autónomos, o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), a comunidade cientifica esta dividida. Alguns cientistas acreditam que com o funcionamento do L.H.C. poderá ocorrer catástrofes de dimensões jamais vistas como a abertura de buracos negros e estes por sua vez, engolir a terra. O temor que isto ocorra é tanto, que no Havaí corre um processo tentando impedir o funcionamento do L.H.C. até que se tenha certeza dos resultados das experiências.

Apesar dos temores existentes, no dia 10 de setembro de 2008 ele começou a funcionar e foi realizado seu primeiro teste.









Grande Colisor de Hádrons
(Large Hadron Collider)



Mesmo com o temor de alguns cientistas em que ocorra o aparecimento de um buraco negro, e o mesmo engula a terra, a maior máquina do mundo com seus 27 KM de perímetro e altura equivalente a prédios de cinco andares, entra em funcionamento. Os cientistas envolvidos no projeto esperam descobrir a origem do universo através da colisão de prótons.




Grande Colisor de Hádrons
(Large Hadron Collider)


A maior máquina do mundo, o Grande Colisor de Hádrons entra em funcionamento na fronteira entre a França e a Suiça.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Mapa Conceitual


Este mapa é sobre o site que estou desenvolvendo como TCC, para o Curso de Web Design

Planilha de Contúdo

Planilha de Conteúdo Desenvolvida em cumprimento as exigências da disciplina Redação e Hipertexto ministrada pelo professor Belda

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Lenda

Ainda me lembro de minha avó sentada em sua poltrona que ficava em baixo da janela da sala, com seus óculos que a deixava com os olhos imensos, tricotando e contando historias da cidade, os ”causos” como dizia ela. Ela sabia muitos, e eu gostava de ouvi-los, mas gostava de um em particular que tinha se passado bem próximo da casa em que morava, bem na rua de baixo, esse era meu favorito.

Era sobre um fato ocorrido nos anos quarenta, onde a população de Araraquara acreditou em um boato que na rua hoje conhecida como bento de Barros havia um tesouro enterrado, e o povo movido pela ambição de ficar rico cavou por toda parte da rua, nos quintais e ate dentro das casas. Mas com o passar dos dias e como nada foi encontrado, as pessoas começaram a desistir e voltar a suas vidas normais, e a rua ficou conhecida como a rua do tesouro.

Esse boato teve origem no imaginário popular, sabendo que Araraquara era usada pelos bandeirantes como rota de contrabando de ouro das Minas Gerais, imaginou que como os piratas eles também enterravam ouro. Mas o que mais me intriga, e o fato de acreditarem que eles enterravam justamente naquela rua.

Uma rua de cinco quarteirões situada na Vila Xavier, que começa na rua Padre Cezarino e termina na Dr. Leite de morais, bem na praça da igreja de Santo Antonio, uma rua pequena que entrou pra história da cidade.

Pai da internet

"Pai da internet" prevê explosão de serviços disponíveis on-line

JULIANA CARPANEZ, da Folha Online

O norte-americano Vinton Cerf, 62, atraiu a atenção de diversos representantes do setor de tecnologia nesta semana, em visita ao Brasil. Seu currículo justifica o interesse: considerado um dos pais da internet, o atual vice-presidente do Google e presidente da Icann (sigla em inglês para Corporação da Internet para Nomes e Números Designados) tem bagagem para falar sobre o histórico da rede e também os rumos que ela deve tomar nos próximos anos.

O especialista prevê uma explosão na oferta de serviços disponíveis on-line. "Já estamos vivendo uma fase de transição, em que a internet deixa de ser uma rede de conexão de dados e pessoas para tornar-se uma 'rede de todas as coisas'", afirma.

Sua afirmação pode ser exemplificada com a disponibilidade, em um futuro próximo, de diversos produtos compatíveis com a internet. Uma máquina de lavar roupas hi-tech, por exemplo, poderá decidir o melhor ciclo de lavagens e quantidade de sabão para aquela peça de roupa manchada, quando o usuário especificar seu problema no site do fabricante.

Considerado um visionário, o cientista reforça a necessidade da inovação para que empresas consigam "formatar" modelos de negócio tirando melhor proveito da tecnologia. Como casos de sucesso, ele cita o iTunes (loja virtual da Apple que fornece conteúdo para o toca-MP3 iPod) e também a Netflix (locadora de DVDs em que os filmes escolhidos via internet são enviados pelo correio).

Nova geração - A explosão de serviços on-line e conectividade deve ganhar força com a chegada ao mercado de trabalho dos jovens que atualmente se divertem com os MMORPG (sigla em inglês para RPG on-line, ou jogos que permitem a interação entre diversos usuários). "Eles estão acostumados com a interatividade e reforçarão este conceito dentro das empresas", diz.

Ainda falando sobre comportamento, Cerf descarta que a internet tenha tornado as pessoas mais hábeis para realizar diversas atividades simultaneamente. Segundo ele, esta capacidade é mais evidente entre os jovens, que são "multifuncionais" por natureza. "Pode ter certeza que, com a idade, as coisas vão ficando mais difíceis", afirma o bem-humorado cientista que se auto-intitula "o funcionário mais idoso do Google".

No Brasil, para onde veio diversas vezes desde 1975, ele também divulgou o projeto de internet interplanetária, que ajuda a desenvolver no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O objetivo dos pesquisadores envolvidos neste projeto é juntar os planetas do Sistema Solar com a internet terrestre até 2010.

domingo, 18 de maio de 2008

Nova York

NOVA YORK é uma cidade que impressiona os mais desavisados por seu tamanho e características, uma cidade onde cada bairro tem seu estilo, sua etnia, sua classe social, sem falar que uns são mais populosos que algumas capitais brasileiras. No centro financeiro mundial, tudo é aparentemente possível, é como se o mundo inteiro estivesse reunido no mesmo lugar.

domingo, 6 de abril de 2008

Autopsicografia

O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.



E os que lêem o que escreve
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.



E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Navegadores citavam uma frase!!!

Navigare necesse; vivere non est necesse.

"Navegar é preciso; viver não é preciso".

(frase do general romano Pompeu, 106-48 aC., dita aos marinheiros,que temiam viajar durante a guerra)

sábado, 29 de março de 2008

Eutanásia:

(sem correção)

É a pratica em que se abrevia a vida de um enfermo incurável ou terminar de forma controlada e assistida por um medico ou especialista.
Sua pratica não é legalizada na maioria dos países, não é raro acompanharmos pelos jornais um caso em que um paciente ou a família de um paciente recorre a justiça para interromper o sofrimento de um ente querido.
Para conseguir que isso aconteça, esbarra em vários obstáculos, como religião, ética, moral e leis, tornando ainda mais doloroso o processo da eutanásia.

"...segundo a doutrina cristã, a dor, sobre tudo a dos últimos momentos da vida, assume um significado particular no plano salvífico de Deus; com efeito, é uma participação na Paixão de Cristo e uma união com o sacrifício redentor que Ele ofereceu em obediência à vontade do Pai. Não deve pois maravilhar se alguns cristãos desejam moderar o uso dos analgésicos, para aceitar voluntariamente ao menos uma parte de seus sofrimentos e associar-se assim de modo consciente aos sofrimentos de Cristo crucificado (cf. Mateus 27:34)."

Apesar de ilegal, a eutanásia é ato freqüente e, muitas vezes, pouco discutido nas UTIs de hospitais brasileiros. A lei brasileira não prevê a eutanásia, o médico que a praticar será julgado por homicídio.
Atualmente a eutanásia pode ser classificada de várias formas:

Quanto ao tipo de ação:


Eutanásia ativa: o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos.
Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação irreversivel, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de diminuir o sofrimento.
Eutanásia de duplo efeito: quando a morte é acelerada como uma conseqüência indireta das ações médicas que são executadas visando o alívio do sofrimento de um paciente terminal.
Quanto ao consentimento do paciente:
Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente.
Eutanásia involuntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente.
Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela.
Ser contra a eutanásia é condenar uma pessoa a um estado de sofrimento ao qual ela não deseja.
É condenar sua família, a sofrer por saber que o quadro em que se encontra seu ente é irreversível.
Já é hora de revermos nossos padrões religiosos e morais, para podermos realizar uma discussão seria à favor da eutanásia.

Usabilidade

domingo, 23 de março de 2008

Resposta a Michael Hirschorn


(sem correção)

Michael Hirschorn acredita e prega que a internet esta destinada ao fracasso, usa como principais argumentos que a internet não é televisão e o amadorismo dos vídeos e produções em geral colocados na rede pelos internautas, e fala que a televisão ao seguir o caminho da internet tem como dar a volta por cima, e atrair mais espectadores.
Sem duvida, sabemos o profissionalismo que envolve a mídia televisionada, conhecemos o esplendor de suas telenovelas, a competência de seus telejornais, o glamour de seus astros e estrelas, não temos duvidas do fascínio que a televisão exerce sobre nós.
A TV pode ser ágil, fascinante, pode levar uma pessoa comum ao sucesso de uma hora para outra, como acontece com o BBB, onde pessoas desconhecidas ficam confinadas em uma casa toda vigiada por câmeras, tendo sua privacidade expostas ao publico, disputando um premio em dinheiro, e acabam virando celebridades.
O que Michael Hirschorn não percebe é que apesar de tudo isso, o expectador da televisão, continua sendo expectador, continua passivo, tem apenas que ficar na frente do aparelho e ver o que lhe é imposto.
Diferente da internet, onde o expectador também é protagonista, ele pode criar um vídeo, gravar uma música e colocar-la a disposição de todos os internautas, pode interagir como outros “expectadores”, pode receber noticias na mesma hora que o fato ocorreu, pode viajar por todo o globo, satisfazer seus desejos sexuais mais perversos e fetiches mais inocentes, é uma mídia sem limites aparentes.
Por esses motivos acredito que a tese de que a internet esta para ser desbancada pela televisão não tem fundamentos, não me convence. Me parece mais um grito de uma mídia que se vê ameaçada pela primeira vez, pois ate então era a televisão que aplacava outras mídias, como fez com jornais, rádios e cinema.
Ainda vamos ver uma internet forte e diversificada, onde seu conteúdo será uma fusão de produção profissionais e amadoras, onde o espaço será de todos.

terça-feira, 18 de março de 2008

O sonho de João

(sem correção)

João acorda com o latido do cachorro no meio da noite, durante um sonho estranho, abriu a porta, e ao se sentir-se sozinho no meio da noite, não resistiu ao desejo de liberdade, e fugiu na madrugada fria.
Sabia que tinha um dia de vantagem, era o tempo que levariam para perceberem sua ausência, durante a fuga apagava seu rastro com folhas de palmeiras e com as mãos.
Ao amanhecer escalou montanhas, cruzou fronteiras e sentiu o gosto da liberdade por um instante, mas logo percebeu que tinha de continuar subindo rumo ao norte para permanecer vivo, enfrentando todo tipo de sorte, continuou seu caminho.
Em cada parada um nome diferente, Chico, Antonio, Matias, Pedro, Horácio, Tião. Desejando assim despistar o capitão do mato, que sabia ele, estava em seu encalço.
O Capitão do Mato, rastreador experiente, tinha fama de ter encontrado por volta de setecentos negros fujões, e de carregar outras sete mil mortes nas costas, estava atrás de João, obtinha uma informação aqui, outra ali, e assim foi desviando seu caminho ate rumar para o norte, à mesma direção que João tinha tomado.
Passaram-se os dias, passaram-se as noites, João na frente e o Capitão do Mato atrás, passaram serras, canaviais, brejos, descampados e matos fechados.
Mas o inevitável aconteceu, o Capitão do Mato encontrou João. Ao ver o seu algoz João sentiu frio no coração, sentiu que tinha acabado sua jornada rumo à liberdade.
O Capitão do Mato, homem ruim de expressão forte, fria, de coração sombrio, não falou nada, não perguntou nada, apenas acabou com a vida de João.
Antes de morrer, agonizando, João sentiu novamente o sabor da liberdade, e sabia que para onde ia, não Tinha Capitão do Mato que pudesse pega-lo.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

MEU INTERESSE EM SER UM WEBDESIGNER

Como posso explicar meu interesse em ser um Webdesigner? Poderia falar simplesmente que o interesse é por construir sites e colocá-los na rede, mas meu interesse vai além disso.
Não quero apenas construir sites. Quero construir os melhores sites da internet. Tenho a pretensão de que meus sites sejam referências para outros Webdesigners, e que deixem os internautas de “boca aberta”.
Será muita pretensão de minha parte? Acho que sim! Mas também acho que não posso pensar diferente. Não imagino um profissional ou futuro profissional que pense em ser apenas mais um no meio de tantos. Esses profissionais estão fadados à mesmice, e um profissional sem criatividade não é um profissional de sucesso.
Na área de Web a criatividade é fundamental para se ter destaque, e deve-se ser criativo não apenas na aparência do site, mas também na programação e nos textos contidos no site. Não existe nada pior do que um site de aparência agradável, mas de textos de difícil compreensão e de navegação complicada.

Carpe Diem

Carpe diem quam minimum credula postero.
Tu ne quaesieris, scire nefas, quem mihi, quem tibifinem di dederint, Leuconoe, nec Babylonios temptaris numeros.
ut melius, quidquid erit, pati.
Seu pluris hiemes seu tribuit Iuppiter ultimam, quae nunc oppositis debilitat pumicibus mare Tyrrhenum: sapias, vina liques et spatio brevispem longam reseces.
Dum loquimur, fugerit invidaaetas: carpe diem quam minimum credula postero.
Colha o dia, confia o mínimo no amanhã.
Não pergunte, saber é proibido, o fim que os deusesdarão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônianão brinque.
É melhor apenas lidar com o que cruza o seu caminhoSe muitos invernos Jupiter te dará ou se este é o último,que agora bate nas rochas da praia com as ondas do marTirreno: seja sábio, beba seu vinho e para o curto prazoreescale suas esperanças.
Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós. Colha o dia, confia o mínimo no amanhã.